Estão abertas as inscrições para o curso Plano Diretor e Gestão Urbana, uma capacitação oferecida pela Academia de Gestão Municipal 2.0. Gestores municipais e integrantes dos legislativos municipais são o público-alvo deste curso, que tem como objetivo aprimorar suas habilidades e conhecimentos na gestão e política urbana.
Assim, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), localizada na rua Francisco Fundão, 155, Morada de Camburi, em Vitória, sediará o curso presencialmente. As aulas ocorrerão nos dias 16 (das 14 às 17h30), 17 (das 9h às 17h30) e 18 de agosto (das 9h às 12h30).
Portanto durante a capacitação, os participantes aprenderão sobre a importância dos Planos Diretores como instrumentos básicos da gestão e política urbana do município. Conforme a divulgação, o evento abordará as diretrizes de ordenamento e de gestão do território, levando em conta as características ambientais e a dinâmica socioeconômica, os princípios e as diretrizes do Estatuto da Cidade, a gestão democrática da cidade e o Termo de Referência, entre outros assuntos relevantes.
Curso é iniciativa do Governo do Espírito Santo
Sendo assim, a Academia de Gestão Municipal 2.0 é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, voltada à capacitação de atores municipais que desempenham papel relevante no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Logo assim, o objetivo é contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas.
A iniciativa do curso é uma colaboração com várias organizações. Primeiramente, conta com a parceria da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Além disso, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) também está envolvido no projeto.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é outro parceiro importante na iniciativa. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) também está contribuindo para o projeto.
Ademais, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) e a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) são outros parceiros envolvidos na iniciativa.
Inscrições pelo link
Estão disponíveis 35 vagas para esta capacitação, até as 17 horas do dia 9 de agosto. Os interessados podem se inscrever através do site da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), no link: (https://esesp.es.gov.br/agm-2-0)