Inegavelmente, a plataforma LinkedIn é a maior rede social de profissional do mundo hoje em dia. A rede possui mais de 500 milhões de usuários em torno de 200 países.
Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas importantes para você criar um bom perfil no LinkedIn e conseguir emprego. Além de explicar mais sobre essa plataforma e o passo a passo para baixar e como usá-la.
Cabe ressaltar que esta plataforma realiza conexões entre profissionais, criando uma excelente rede de networking e não só de amizades como outras redes socais.
Então, vamos lá conhecer mais sobre a rede social profissional LinkedIn, como ela funciona e quais são as dicas importantes para criar um bom perfil e, consequentemente, conseguir emprego.
Sobre a rede social LinkedIn
Antes de tudo, o objetivo inicial da empresa LinkedIn era apenas fornecer funções essenciais para preparação de um bom perfil profissional online.
Contudo, com o passar do tempo, a empresa tornou-se a maior rede social profissional de fazer negócios online.
Dessa forma, o LinkedIn consolidou-se como uma excelente ferramenta de marketing digital online. Uma ferramenta que pode ser usada tanto por profissionais quanto por empresas.
Usada por profissionais quando eles desejam procurar empregos ou criar uma consolidada rede de networking. E uma ótima ferramenta para empresas que procuram profissionais que querem melhorar sua imagem no mercado, conectar pessoas e muito mais.
Cabe ressaltar que a plataforma vai muito além de conectar apenas profissionais. Porém, ela criar uma ponte com as empresas que usam o LinkedIn a fim de contratar novos funcionários.
Por fim, a plataforma LinkedIn oferece mais recursos completos e serviços premiuns através de uma assinatura.
Passo a passa de como baixar, cadastrar e criar um perfil no LinkedIn
Primeiramente, você precisa baixar o aplicativo na sua loja de aplicativos do seu telefone ou acessar o LinkedIn pelo site.
Agora que você instalou ou acessou, na tela principal aparecerá a opção “Cadastre-se no LinkedIn”. Clique nesta opção e, em seguida, informe o seu endereço de e-mail ou telefone e depois crie uma senha.
Logo depois, coloque seu nome e sobrenome e realize as verificações de segurança para avançar no cadastramento.
Feito isso, você precisa preencher algumas informações pessoais e profissionais, como por exemplo, último cargo ou cargo mais recente.
Uma vez preenchida todas as informações solicitadas pela plataforma, responda se você está à procura de uma vaga de emprego. Logo depois, selecione a opção “Sincronizar contatos” e você se conectará com usuários do LinkedIn listados.
Agora, clique no ícone “Ver perfil” que fica no canto superior esquerdo para alterar a foto, incluir interesses e outros dados que estavam pendentes. Na seção “Experiências”, clique no ícone “+” para completar o seu perfil profissional.
Se você desejar pode ir na aba “Redes” e usar o ícone “Gerenciar minha rede” e “Convites” ou apenas explorar as sugestões que o LinkedIn te fornecerá conforme o seu perfil.
Já no canto inferior da tela, aperte o ícone “Publicar” para realizar uma postagem e, bem abaixo, do nome do perfil, você pode ajustar a privacidade das suas publicações.
Na opção “Vagas”, você pode explorar as vagas de empregos que estão em aberto no mercado.
Por fim, o LinkedIn possui um chat que você pode usar para interagir com sua nova rede de networking.
5 dicas importantes para criar um bom perfil e conseguir emprego no LinkedIn
Primeiramente, ter um excelente perfil no LinkedIn é se posicionar na maior vitrine online profissional do mundo e, com isso, atrair ótimas oportunidades de emprego.
Assim, você precisa criar um bom perfil para chamar a atenção das empresas e seus recrutadores. Além de você ampliar a sua rede de contatos e gerar autoridade na sua área de atuação.
Agora, veja abaixo as 3 dicas que separamos para você criar um excelente perfil no LinkedIn.
1ª Dica: Invista em uma boa foto profissional no seu perfil
Como qualquer rede social, o usuário tem a opção de adicionar uma foto de perfil para que seja possível que outras pessoas te reconheçam.
No LinkedIn não seria diferente e além disso uma ótima forma de passar mais credibilidade e confiança para seus recrutadores.
Entretanto, você precisa investir em uma foto de rosto profissional. O foto precisa ser bem iluminada, aparecendo bem o rosto e, se possível, com um fundo branco. Lembre-se de se vestir bem e nada de acessórios como bonés, óculos, chapéus e etc.
2ª Dica: Preenche cuidadosamente o campo experiência profissional
De fato, o campo experiência profissional na plataforma é de suma importância, pois é através dela que o recrutador te avaliará para a vaga.
Dessa forma, é essencial que você preencha cuidadosamente esse campo com informações precisas e verdadeiras.
Uma dica é descrever suas atividades, experiências, responsabilidades e outros pontos em tópicos curtos. Isso facilitará a leitura do recrutador.
Por fim, não esqueça de preencher o campo “Sobre”, pois ele será o seu resumo. Faça uma breve apresentação sobre o seu perfil profissional. Chame a atenção dos recrutadores, desperte interesse no seu perfil para você conseguir um excelente emprego.
3ª Dica: Interaja com os outros usuários e sempre movimente sua conta
A dica final é muito simples, porém importante. Estamos diante de uma rede social e toda rede social precisa ser movimentada e precisa haver comunicação entre usuários.
Dessa forma, para criar um bom perfil no LinkedIn e conseguir emprego, você precisa interagir com os outros usuários da rede. Esses outros usuários precisam ter os mesmo interesses profissionais do que os seus.
Por fim, crie conexões e compartilhe experiências no seu mercado de trabalho, use boa palavras-chaves. Quanto mais você movimentar a sua conta no LinkedIn, maior será suas chances de contratações.
Informações finais sobre dicas importantes de como criar um bom perfil e conseguir emprego no LinkedIn
Em suma, esse foi o artigo explicando sobre a maior rede social profissional do mundo. O LinkedIn possui milhares de usuários pelo mundo e com isso, é uma excelente forma para você conseguir um emprego.
Além das dicas, explicamos melhor sobre a plataforma e o passo a passo de como baixar e usar o esta rede social.
Por fim, se você gostou desse artigo, salve e compartilhe com aquela pessoa que procura emprego e não conhece o LinkedIn.