Mais de 3,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E enfrentam uma situação delicada devido à recente exigência da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O motivo é o exame toxicológico irregular, uma pendência que requer urgente regularização.
Quando os motoristas devem regularizar o exame toxicológico da CNH?
Sendo assim, motoristas com CNH vencendo entre janeiro e junho deste ano tinham até 31 de março para regularizar o exame toxicológico. Dessa forma, aqueles que não cumprirem até 30 de abril enfrentarão multas a partir de 1º de maio. E os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro também precisam realizar o exame até o final de abril.
Qual a consequência por não regularizar o exame toxicológico da CNH?
O não cumprimento resulta em multa e sete pontos na CNH, configurando infração gravíssima, com valor de R$1.467,35, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Como verificar se estou com o exame toxicológico regular?
Para verificar a situação em relação ao exame toxicológico, a Senatran disponibiliza informações pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). No portal da CDT, os motoristas podem acessar a seção “Exame toxicológico” e confirmar pendências. Em caso de atraso, devem procurar um laboratório credenciado para realizar a coleta.
Explore mais notícias e atualizações exclusivas: Oportunidade News