A Receita Federal reembolsará contribuintes cujo valor pago no Imposto de Renda excede o devido, realizando a restituição do IR em cinco lotes de maio a setembro de 2024, de acordo com o calendário oficial divulgado pelo órgão.
Quando será pago o primeiro lote da restituição do imposto de renda?
O primeiro lote da restituição está programado para o dia 31 de maio. Contudo, é importante ressaltar que os grupos de restituição podem incluir pessoas com prioridades diferentes, dependendo do momento em que enviaram a declaração.
Quem tem prioridade na restituição do imposto de renda?
Conforme noticiado, o primeiro lote da restituição vai priorizar os contribuintes com prioridade por idade, os que optaram pela declaração pré-preenchida e aqueles que escolheram o reembolso via Pix.
Quem recebe a restituição do imposto de renda?
A princípio, quando o valor retido na fonte supera o imposto devido após ajustes entre receitas e despesas, a Receita Federal concede a restituição. Dessa forma, o órgão compara o imposto retido com as informações fornecidas na declaração anual para determinar se há imposto a ser pago ou a restituir.
Como saber se a declaração de IR já foi processada?
Dessa forma, a verificação de se a declaração já foi processada pode ser feita pelos contribuintes, que devem acessar o site da Receita Federal na seção “Consulta à Restituição” e informar CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador.
Quando serão pagos todos os lotes da restituição do IR 2024?
Confira o calendário completo de restituição para 2024:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Explore mais notícias e atualizações exclusivas: Oportunidade News