A Secretaria da Educação (Sedu) do Espírito Santo iniciou o processo de inscrição para estudantes das escolas públicas estaduais e municipais, proporcionando uma oportunidade única de participarem do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PicMat).
O Oportunidades News obteve informações que um total de 24 vagas por turma estão sendo oferecidas para que estudantes tenham a oportunidade de se aprofundar nos estudos de matemática através do PicMat, somando um total de 1.848 vagas.
Sendo assim, as inscrições começaram nesta segunda-feira (29) e continuarão até o dia 11 de junho de 2023. Para se candidatar, os estudantes devem preencher o Formulário de Inscrição online com informações pessoais, dados escolares, o nome do seu atual professor de matemática e a escolha de um PicMat.
O formulário está disponível no site do Programa Matemática na Rede:(www.matematicanarede.sedu.es.gov.br)
Seleção Matemática
Portanto, o processo de seleção ocorrerá em três etapas. Primeiro, os candidatos preencherão o formulário de inscrição online, que é uma etapa eliminatória. Em seguida, classificaremos os estudantes por idade em ordem decrescente, levando em consideração a inscrição por PicMat, os níveis e os critérios das vagas ofertadas.
Esta é uma etapa classificatória. Por fim, exigiremos a presença do responsável legal no primeiro encontro presencial no PicMat escolhido para efetuar a matrícula do estudante classificado, que é outra etapa eliminatória.
Os resultados serão divulgados no site do Programa Matemática na Rede, em ordem alfabética dos classificados por PicMat, no dia 14 de junho de 2023, a partir das 16 horas. Convocaremos os estudantes classificados para realizarem a matrícula e participarem do primeiro encontro no PicMat escolhido.
Os demais classificados formarão uma lista de espera para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.
Matriculas
Os estudantes realizarão as matrículas no PicMat que escolheram durante a inscrição, de acordo com o dia e horário de funcionamento de cada PicMat.
A matrícula inclui: apresentação de um documento oficial comprovando a data de nascimento, comprovação de matrícula em uma escola pública estadual ou municipal, e assinatura do Termo de Compromisso pelo responsável legal (pai, mãe ou outro responsável legal), que o professor do PicMat fornecerá no primeiro encontro.
Será considerado desistentes os estudantes que não comparecerem com o respectivo responsável legal para efetuar a matrícula no primeiro encontro no PicMat. Nesse caso, convocaremos um estudante suplente da lista de classificação.
Se um estudante se desligar da rede pública de ensino, terá cancelado sua matrícula no Projeto de Iniciação Científica de Matemática.
Para mais detalhes, consulte: Edital nº 21/2023
Se você tiver dúvidas, entre em contato com o telefone (27) 3636-7842 ou pelo e-mail do técnico responsável, Wellington Rosa de Azevedo: ([email protected]).