O governo federal anunciou uma nova prorrogação do programa Desenrola Brasil, destinado à renegociação de dívidas. Esta extensão, a segunda desde o lançamento do programa, contemplará exclusivamente uma das categorias atendidas. Até março deste ano, aproximadamente 14 milhões de cidadãos já haviam regularizado suas pendências por meio do Desenrola.
Qual o desconto do Desenrola Brasil?
De acordo com informações do Ministério da Fazenda, os descontos médios oferecidos pelo programa alcançam 83%, podendo chegar a até 96%.
Qual o prazo para aderir ao programa?
O prazo para aderir ao programa Desenrola foi estendido até 20 de maio, porém, essa nova data limite se aplica apenas aos beneficiários da Faixa 1, que contempla o seguinte perfil:
- Indivíduos com renda mensal de até dois salários mínimos;
- Inscritos no Cadastro Único;
- Com dívidas no valor máximo de R$ 20 mil.
Além disso, é requisito que a dívida tenha sido registrada como negativa entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Segundo o Ministério da Fazenda, essa faixa abrange principalmente mulheres, com 67,3% dos beneficiários entre 25 e 44 anos de idade.
Os participantes do programa Desenrola terão a opção de parcelar a dívida em até 60 meses, sem entrada, com uma taxa de juros de 1,9% ao mês. Contudo, o pagamento poderá ser efetuado via PIX ou boleto. Portanto, o Desenrola também possibilita a renegociação de dívidas relacionadas a cartões de crédito, obedecendo ao teto de juros estabelecido neste ano.
A renegociação pode ser realizada por meio do site oficial do programa, utilizando a conta Gov em qualquer nível de acesso.
Explore mais notícias e atualizações exclusivas: Oportunidade News