Discussões sobre o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ocorrem frequentemente quando o tema é benefícios trabalhistas e saques de valores. Esses programas (PIS/PASEP) atraem interesse tanto de funcionários do setor privado quanto de servidores públicos.
Como Verificar sua Inscrição no PIS/PASEP?
Sendo assim, os programas PIS/PASEP têm como objetivo oferecer benefícios financeiros aos trabalhadores brasileiros, sendo uma fonte de recursos extras para muitos empregados e servidores. Dessa forma, para garantir direitos como seguro-desemprego, abono salarial e saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é fundamental ter acesso ao número e ao comprovante do PIS/PASEP.
Qual o Passo a Passo para Obter o Comprovante de Inscrição no PIS?
- Identifique o número do PIS, o qual pode ser consultado gratuitamente no site ou aplicativo do Meu INSS, utilizando o CPF para login. Na página principal, estarão as informações do trabalhador, incluindo o número do PIS.
- Com o número do PIS em mãos, acesse o aplicativo Caixa Trabalhador e selecione a opção “Meu NIS”. Os dados serão exibidos, permitindo que você salve o comprovante no celular.
Como Acessar o Pasep?
O Pasep, responsabilidade do Banco do Brasil, possui um processo diferente:
- Verifique o número do Pasep na carteira de trabalho do trabalhador. Caso não o encontre, compareça a qualquer agência do Banco do Brasil e solicite o extrato do PASEP.
- O extrato do Pasep pode ser acessado também pelo internet banking do Banco do Brasil pelo computador.
Então ambos os programas funcionam como fundos para contribuições feitas por empresas e órgãos públicos, alimentando o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável pela distribuição de benefícios como seguro-desemprego e abono salarial.
Contudo, para receber o PIS/PASEP, é necessário cumprir critérios como estar inscrito nos programas há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias consecutivos ou não, ter recebido até dois salários-mínimos e ter os dados trabalhistas atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Portanto, atente-se ao período padrão de inscrição no PIS/PASEP, que é de cinco anos. Porém, somente após esse período, o trabalhador terá direito de receber o primeiro abono salarial, mesmo cumprindo todos os outros requisitos.
Explore mais notícias e atualizações exclusivas: Oportunidade News.